Robson Miguel - O Mestre do Violão

O fruto da dedicação e matizes que envolvem a arte do Violão de Robson Miguel não está apenas na qualidade dos sons limpos que reproduz com perfeição, mas, antes de tudo, no domínio dos mais variados estilos musicais, que vão desde os grandes clássicos e obras de famosos compositores como Bach, Chopin, Beethoven, Tárrega, Augustin Barrios, Leopoldo Weiss, aos contemporâneos de Villa Lobos, Tom Jobim, Beatles, Yes, Leed Zepelin, Airon Maiden, Joe Pass, passando ainda pela MPB e pelo Jazz.

Robson Miguel tornou-se referencia do violão no mundo, tendo seu nome presente em mais de cem países, criando estilo próprio e um conceito contemporâneo nos arranjos para violão e as 136 composições de sua autoria escritas para violão solo, duos, grupos, big-band, orquestra popular e até orquestras sinfônicas que prisma sua qualidade como maestro de respeito nacional e internacional.

Sua musicalidade e versatilidade como violonista não ofusca seu destaque como produtor artístico realizando inúmeros projetos musicais no Brasil e Europa, como multi-instrumentista, compositor, arranjador, diretor e maestro de orquestra sinfônica e jazz-fusion de música brasileira.

Robson Miguel é fundador da Orquestra Sinfônica de Santo André – São Paulo e também Fundador, Maestro e Arranjador da Orquestra Sinfônica Kalein de Madrid – Espanha que sob sua regência chegou á atuar com 208 músicos lotando teatros na Europa, com destaque para suas apresentações no Teatro Monumental de Madrid.

É autor de vários livros didáticos editados, com destaque para "The Jazz in Your Hands" ("O Jazz Em Suas Mãos") editado em inglês e Espanhol pela Real Musical de Madrid, livro que insere o programa das universidades de musica de 12 países europeus e da Universidade de Kentucky nos Estados Unidos.



Biografia

Robson Miguel têm sua biográfica em vários livros e dicionários de musica, gravou 22 vídeos aulas-show, 27 CDs e 19 DVDs que estão na galeria dos mais vendidos, tornado-se referencia e de vários artistas da música popular brasileira da atualidade, conquistando o respeito do público e da crítica internacional especializada, sendo condecorado internacionalmente como o primeiro violonista brasileiro a se destacar no ranking mundial violonístico, recebendo o maior título internacional pelo Circulo Violonístico Europeu de Madrid – Espanha, a terra onde nasceu o violão, e divulgado para o mundo em cadeia internacional através da TV Espanhola. [ Veja o Vídeo! ].

O Castelo de Robson Miguel

Após visitar 78 Castelos e confirmar que o Violão nasceu tocado para Reis e Rainhas dentro de Castelos na Espanha, Robson Miguel ao retornar para o Brasil, iniciou uma obra ousada no Brasil, no Estado de São Paulo, na Estância Turística de Ribeirão Pires, onde em 5 anos terminou a inusitada construção do seu castelo.

"O Castelo de Robson Miguel" é o único no mundo especialmente criado em homenagem ao violão, com 2.056 m² de área construída, contendo a historia dos reis, negros, índios e do violão, com lagos, túneis, passagens secretas, pelourinho, forca, prisões, calabouços, passagens secretas e o Buraco Negro: [ Veja o Vídeo! ]